Curso Básico de Círculos Não-conflitivos de Cultura de Paz.

Entre os dias 05 e 09 de novembro, um grupo de vinte e cinco Voluntários da Paz reuniram-se para um curso básico de Círculos Não-conflitivos de Cultura da Paz. Certificado pelo Instituto Federal Sul Rio-grandense e ministrado pela professora Mara Peres, o curso tem o objetivo de formar disseminadores da cultura da paz. 
Realizado a partir de uma parceria entre CEJUSC e IF-Sul, o curso de disseminadores da paz é um passo importante em prol da Justiça Restaurativa e da Cultura da Paz em Pelotas. E visa capacitar voluntários da sociedade civil, atuantes nos mais variados âmbitos.

A experiência do Curso:

Os voluntários, durante cinco noites puderam experimentar a prática dos círculos não-conflitivos, aprendendo a sua metodologia de organização e o significado de cada um dos seus elementos. As primeiras noites exigiram dos voluntários a observação e a vivência dos círculos. Ao final dos encontros, eles receberam o material de apoio que visa sanar dúvidas e dar sugestões de práticas.

O que são os círculos não-conflitivos de construção da Paz?  

Os círculos são rodas temáticas, que criam um ambiente amigável e seguro visando resgatar o respeito a fala, a escuta atenta e a empatia entre os presentes. Todos se expressam, mesmo nos assuntos mais polêmicos, em primeira pessoa, oferecendo aos colegas a sua perspectiva pessoal - o sentimento - em relação ao assunto. Este exercício prático tem finalidade de  restaurar a auto-percepção enquanto pessoa e enquanto grupo.
A metodologia, proposta por autores como Kay Pranis e Howard Zehr se mostra, hoje, capaz de restaurar valores e sentimentos importantes para a vida em coletivo: a cooperação, a comunicação não violenta e a atenção a todos os tipos de fala e expressões de sentimentos. 

Como realizar um círculo no seu trabalho, escola ou grupo de ação?

A partir de agora os Voluntários da Paz formados, estão comprometidos a aplicar semanalmente os círculos não-conflitivos nos mais diversos locais: escolas, parques, centros de idosos, clubes, etc. Os voluntários podem ser contatados a partir do email: voluntariosdapazpelotas@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas