CÍRCULOS DE PAZ LEVAM ESPERANÇA AO BAIRRO GETÚLIO VARGAS

Círculo restaurativo realizado na ONG Anjos e Querubins.
A ONG Anjos e Querubins é uma entidade que busca levar a crianças e jovens uma realidade diferente daquela em que muitos vivem. Através de aulas de percussão,teatro, dança e também esportes, os jovens são convidados a modificarem o ambiente em que se encontram.

Junto a essas atividades, está sendo realizado o trabalho de comunicação não-violenta, por meio de círculos restaurativos. 

A voluntária da paz, Júlia Nogueira, conta um pouco da sua experiência como facilitadora de círculo restaurativo, que foi realizado na última sexta-feira, dia  31 de agosto:

"Realizei hoje pela manhã o primeiro círculo de construção de paz na sede da ONG Anjos e Querubins. Escolhi começar o trabalho sensibilizando fundadores e voluntários com um círculo de construção de paz, para depois planejar as ações direcionadas às crianças e adolescentes atendidos. 

Foram momentos de muita emoção, onde os membros da instituição falaram sobre o que motiva o trabalho, os sonhos para a comunidade e sobre a trajetória percorrida até aqui, marcada por muita luta e dedicação.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, não lhes falta amor e esperança para continuar realizando este trabalho que salva muitas vidas. O que me motiva a ser voluntária da paz neste projeto, em especial, é acreditar no trabalho de prevenção que os Anjos realizam há tanto tempo, que eu admiro muito. 

Acredito no potencial das comunidades e o Bairro Getúlio Vargas, apesar de ser alvo de críticas, é um lugar alegre, repleto de pessoas bem intencionadas em prol da paz."

Para o coordenador da ONG, Ben Hur Flores, "o círculo foi um momento de muita emoção. Pudemos, através da dinâmica, ter um diálogo muito mais aberto com as pessoas que são atendidas pelo nosso trabalho. Foi muito proveitoso e muito emocionante: o círculo proporcionou isso.

Falamos sobre o trabalho que cada um faz e o que sente a respeito das conquistas que foram feitas até agora, de cada jovem que a gente conseguiu inserir no mercado de trabalho.

A Júlia Nogueira teve muita sensibilidade para realizar a dinâmica. Foi muito bom!"

Se você também quer ser um voluntário da paz, encaminhe um e-mail para: voluntariosdapazpelotas@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas